sexta-feira, 19 de junho de 2009

*SHIVA*

 

::Garaudy escreve em seu livro ("dançar a vida") assim:

 

"A dança de Shiva exprime as cinco atividades divinas:

 

a criação do mundo - pois do ritmo da dança o universo nasceu e se expande;

 

a manutenção deste universo - pois o equilíbrio deste cosmos em movimento incessante só se conserva pelo ritmo da dança;

 

a destruição - pois as formas se destroem para que outras possam nascer infinitamente, e Shiva dança em meio às chamas dos palácios incendiados;

 

a reencarnação - pois a dança de Shiva mostra o percurso através de diversas vidas, para além das ilusões de existências limitadas;

 

a salvação, enfim,ou a libertação - última pela qual cada um toma consciência do que é por toda a eternidade:

 

um momento de atividade rítmica de Shiva, o deus que dança" Perfeito, não?

 

Julieta escreve em seus pensamentos ( "dança é vida") assim:

 

Sou o seu reflexo

 

De repente não falastes nitidamente e nem escrevestes verbalmente,

 

mais como sou um ser que acredita na linguagem corporal

 

e por meio dela nossa harmonia é universal.

 

Muitas vezes não precisamos das palavras,

 

da fala,

 

nem muito menos da escrita,

 

posso falar qualquer coisa,

 

ler qualquer coisa

 

e escrever qualquer coisa,

 

mais meu corpo não pode transmitir qualquer coisa,

 

ele é meu instrumento sentimental mais verdadeiro,

 

com ele que me expresso,

 

com ele que danço,

 

e a dança jamais pode ser mentirosa e falsa,

 

pelo menos a minha dança não poder ser dessa maneira,

 

nem minha dança e nem eu,

 

pois eu sou a dança,

 

assim como Shiva é o Deus que dança,

 

meus braços se tornam vários,

 

minhas pernas inúmeras

 

e meu corpo as mais diversas danças do universo.

 

"O deus Shiva está em mim".

 

(Julieta Menezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário